#3 - Imaginar: Ideação e Protótipos

Carga Horária18h
CategoriaCurso
ModalidadeOnline
ÁreaDesign

Sobre

Neste módulo, mergulharemos na Fase Imaginar, quando abordaremos a etapa mais criativa do projeto, aquela em que pensaremos soluções aos desafios identificados na fase anterior, tendo contato, inclusive, com temas relacionados à facilitação de grupos, uma importante etapa dessa fase. Assim, abordaremos conteúdo que nos ajuda a refletir sobre a criatividade e o desafio de transformar dados em ideias. As principais ferramentas que nos ajudam nesse processo também serão estudadas e, bem como,, temas que nos ajudam a criar protótipos, apresentar resultados e priorizar as soluções criadas.

Mais informações

Objetivos

Ao final do programa você será capaz de sistematizar dados e, com base neles, estruturar workshops, considerando cenários para a cocriação a partir do problema inicial, organizar e priorizar ideias alinhadas com a estratégia de negócio. Além de conhecer ferramentas e técnicas de especificação, teste de protótipos e narrativas para a apresentação de um projeto.

Metodologia

Videoaulas síncronas ("ao vivo") organizadas segundo as diretrizes do que se costuma chamar metodologias ativas, proporcionando o aprendizado a partir da experimentação ativa de conteúdo visto durante a aula, após resgate de experiência concreta. Além disso, alguns elementos de projetos desenvolvidos em nosso estúdio também serão expostos e discutidos (sempre atentando aos limites trazidos por nossos compromissos de confidencialidade).

Público alvo

Profissionais de Design de Serviço, UX, CX, Design Research e/ou similares que estejam buscando aprimorar seu entendimento sobre ferramentas e conceitos.

Pré-requisitos

Conhecer e aplicar os fundamentos do Design Thinking (empatia, colaboração e experimentação) no dia a dia do trabalho, assim como possuir uma boa ideia do processo básico aplicado em projetos de Design e suas vertentes (pesquisa > insights > ideação > prototipagem).

conteúdo programático
  • Sistemas e Serviços

  • Princípios e premissas da Criatividade

  • Aprofundamento em Lógica Serviço-Dominante

  • Cenários para cocriação (quando fazer, quem envolver)

  • Cocriação: ferramentas e ambientes que estimulam a criatividade

  • Estruturando workshops 

  • Moderação de grupos colaborativos

  • Boas práticas para moderar grupos

  • Transformando dados em ideias

  • Organizando e priorizando ideias (dinâmicas e ferramentas de priorização)

  • Ferramentas e técnicas de especificação

  • Protótipos de serviço (tipos, estágios, como fazer, o que e como avaliar)

  • Incorporando aprendizados

  • Conceituando serviços (e definindo caminhos para especificação)

  • Priorizando soluções

  • Narrativas para apresentação de projetos conceituais (o que e como documentar projetos, ex: relatório, walking gallery, encenação)

  • Pensamento visual e sketching

  • Storytelling e retórica

  • O que vem a seguir no design de serviço para cocriação e protótipos?


Observação: o programa previsto pode sofrer ajustes ou alterações. 

Dúvidas? Fale conosco