Nossas edições se encerraram no momento
Clique no botão abaixo e seja o primeiro a saber
Sobre
Neste módulo, mergulharemos na Fase Imaginar, quando abordaremos a etapa mais criativa do projeto, aquela em que pensaremos soluções aos desafios identificados na fase anterior, tendo contato, inclusive, com temas relacionados à facilitação de grupos, uma importante etapa dessa fase. Assim, abordaremos conteúdo que nos ajuda a refletir sobre a criatividade e o desafio de transformar dados em ideias. As principais ferramentas que nos ajudam nesse processo também serão estudadas e, bem como,, temas que nos ajudam a criar protótipos, apresentar resultados e priorizar as soluções criadas.
Mais informações
- Objetivos
Ao final do programa você será capaz de sistematizar dados e, com base neles, estruturar workshops, considerando cenários para a cocriação a partir do problema inicial, organizar e priorizar ideias alinhadas com a estratégia de negócio. Além de conhecer ferramentas e técnicas de especificação, teste de protótipos e narrativas para a apresentação de um projeto.
- Metodologia
Videoaulas síncronas ("ao vivo") organizadas segundo as diretrizes do que se costuma chamar metodologias ativas, proporcionando o aprendizado a partir da experimentação ativa de conteúdo visto durante a aula, após resgate de experiência concreta. Além disso, alguns elementos de projetos desenvolvidos em nosso estúdio também serão expostos e discutidos (sempre atentando aos limites trazidos por nossos compromissos de confidencialidade).
- Público alvo
Profissionais de Design de Serviço, UX, CX, Design Research e/ou similares que estejam buscando aprimorar seu entendimento sobre ferramentas e conceitos.
- Pré-requisitos
Conhecer e aplicar os fundamentos do Design Thinking (empatia, colaboração e experimentação) no dia a dia do trabalho, assim como possuir uma boa ideia do processo básico aplicado em projetos de Design e suas vertentes (pesquisa > insights > ideação > prototipagem).
- conteúdo programático
Sistemas e Serviços
Princípios e premissas da Criatividade
Aprofundamento em Lógica Serviço-Dominante
Cenários para cocriação (quando fazer, quem envolver)
Cocriação: ferramentas e ambientes que estimulam a criatividade
Estruturando workshops
Moderação de grupos colaborativos
Boas práticas para moderar grupos
Transformando dados em ideias
Organizando e priorizando ideias (dinâmicas e ferramentas de priorização)
Ferramentas e técnicas de especificação
Protótipos de serviço (tipos, estágios, como fazer, o que e como avaliar)
Incorporando aprendizados
Conceituando serviços (e definindo caminhos para especificação)
Priorizando soluções
Narrativas para apresentação de projetos conceituais (o que e como documentar projetos, ex: relatório, walking gallery, encenação)
Pensamento visual e sketching
Storytelling e retórica
O que vem a seguir no design de serviço para cocriação e protótipos?
Observação: o programa previsto pode sofrer ajustes ou alterações.