#2 - Entender: Pesquisa de Design

Carga Horária18h
CategoriaCurso
ModalidadeOnline
ÁreaDesign

Sobre

Mergulharemos na primeira fase de nossa metodologia de projetos, chamada Entender e, nela, teremos uma visão mais aprofundada do Design de Serviço e seus temas correlatos. Nosso foco aqui será  esforço em compreender a realidade do serviço, seus usuários e viabilizadores e, portanto, desenvolveremos uma visão mais aprofundada das chamadas lentes do design e abordaremos os desafios de uma entrevista, desde sua concepção a partir do roteiro de perguntas até o seu desenvolvimento em campo, considerando todos os desafios inerentes à atividade de entender o outro. Além disso, trabalharemos com a organização dos dados, como um esforço para transformá-lo em capital de conhecimento que seja aplicado ao projeto de trabalho.

Mais informações

Objetivos

Ao final do programa o aluno terá relativo domínio do design enquanto disciplina, sendo capaz de identificar as melhores ferramentas para extrair informações diagnósticas de clientes e do serviço de forma aprofundada, sabendo escolher ferramentas da etapa Entender às necessidades de cada projeto. 

Metodologia

Vídeoaulas síncronas ("ao vivo") organizadas segundo as diretrizes do que se costuma chamar metodologias ativas, proporcionando o aprendizado a partir da experimentação ativa de conteúdo visto durante a aula, após resgate de experiência concreta. Além disso, alguns elementos de projetos desenvolvidos em nossa consultoria também serão expostos e discutidos (sempre atentando aos limites trazidos por nossos compromissos de confidencialidade).

Público alvo

Profissionais de grandes organizações que atuam em Design de Serviço, UX, CX, Design Research e  similares buscando aprofundar seus conhecimentos e habilidades na área.

Pré-requisitos

O aluno deverá ter tido contato com Design Thinking e ter algum conhecimento sobre o design, em qualquer de sua aplicação.

conteúdo programático
  • As lentes do design: estudo aprofundado

  • Pensando em sistemas

  • Contexto: De Servitização à Lógica Serviço-Dominante

  • Diferentes designs

  • Perspectivas de um serviço: cliente, operação e negócio

  • Anatomia de um serviço

  • Identificando sistemas

  • Ciclos de vida e modelos mentais

  • Princípio do Design x Princípios do serviço

  • Relação entre serviços e sistemas

  • Introdução à Lógica Serviço-Dominante

  • Quando e por quê realizar pesquisas (etnográficas)?

  • Pesquisa: natureza e ferramentas

  • Planejamento de campo: estratégias de campo

  • Entrevistas em profundidade

  • Pensamento visual

  • A entrevista perfeita

  • Cuidados em campo

  •  Etimologia do serviço

  • Mapeando jornadas do usuário

  • Ecologia do serviço

  • Tipologia do serviço

  • Ciclo de vida

  • Ferramentas de campo

  • Priorização e sistematização de dados

  • Como sistematizar os dados coletados

  • Sobre entregáveis e apresentações de pesquisas

  • O que vem a seguir na pesquisa de Design?

  • A estrutura do serviço

  • O que vem a seguir no design de serviço? 

  • Cases


Observação: o programa previsto pode sofrer ajustes ou alterações. 

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