Nossas edições se encerraram no momento
Clique no botão abaixo e seja o primeiro a saber
Sobre
Mergulharemos na primeira fase de nossa metodologia de projetos, chamada Entender e, nela, teremos uma visão mais aprofundada do Design de Serviço e seus temas correlatos. Nosso foco aqui será esforço em compreender a realidade do serviço, seus usuários e viabilizadores e, portanto, desenvolveremos uma visão mais aprofundada das chamadas lentes do design e abordaremos os desafios de uma entrevista, desde sua concepção a partir do roteiro de perguntas até o seu desenvolvimento em campo, considerando todos os desafios inerentes à atividade de entender o outro. Além disso, trabalharemos com a organização dos dados, como um esforço para transformá-lo em capital de conhecimento que seja aplicado ao projeto de trabalho.
Mais informações
- Objetivos
Ao final do programa o aluno terá relativo domínio do design enquanto disciplina, sendo capaz de identificar as melhores ferramentas para extrair informações diagnósticas de clientes e do serviço de forma aprofundada, sabendo escolher ferramentas da etapa Entender às necessidades de cada projeto.
- Metodologia
Vídeoaulas síncronas ("ao vivo") organizadas segundo as diretrizes do que se costuma chamar metodologias ativas, proporcionando o aprendizado a partir da experimentação ativa de conteúdo visto durante a aula, após resgate de experiência concreta. Além disso, alguns elementos de projetos desenvolvidos em nossa consultoria também serão expostos e discutidos (sempre atentando aos limites trazidos por nossos compromissos de confidencialidade).
- Público alvo
Profissionais de grandes organizações que atuam em Design de Serviço, UX, CX, Design Research e similares buscando aprofundar seus conhecimentos e habilidades na área.
- Pré-requisitos
O aluno deverá ter tido contato com Design Thinking e ter algum conhecimento sobre o design, em qualquer de sua aplicação.
- conteúdo programático
As lentes do design: estudo aprofundado
Pensando em sistemas
Contexto: De Servitização à Lógica Serviço-Dominante
Diferentes designs
Perspectivas de um serviço: cliente, operação e negócio
Anatomia de um serviço
Identificando sistemas
Ciclos de vida e modelos mentais
Princípio do Design x Princípios do serviço
Relação entre serviços e sistemas
Introdução à Lógica Serviço-Dominante
Quando e por quê realizar pesquisas (etnográficas)?
Pesquisa: natureza e ferramentas
Planejamento de campo: estratégias de campo
Entrevistas em profundidade
Pensamento visual
A entrevista perfeita
Cuidados em campo
Etimologia do serviço
Mapeando jornadas do usuário
Ecologia do serviço
Tipologia do serviço
Ciclo de vida
Ferramentas de campo
Priorização e sistematização de dados
Como sistematizar os dados coletados
Sobre entregáveis e apresentações de pesquisas
O que vem a seguir na pesquisa de Design?
A estrutura do serviço
O que vem a seguir no design de serviço?
Cases
Observação: o programa previsto pode sofrer ajustes ou alterações.