#1 - Preparar: Design de Serviço

Carga Horária9h
CategoriaCurso
ModalidadeOnline
ÁreaDesign

Sobre

Neste curso, abordaremos os temas mais fundamentais do design aplicado a serviços, partindo desde a evolução de sua aplicação à lógica de negócios, até as principais ferramentas utilizadas em projetos . Temas conceituais também serão abordados, como os principais conceitos de Design Thinking, os desafios do trabalho criativo e os elementos considerados essenciais para um bom serviço, proporcionando a sensibilização do aluno ao Design de Serviço e os temas correlatos. Essa é uma excelente porta de entrada, em especial àqueles que não têm ainda certeza se pretende investir em um curso mais completo sobre o tema!

Mais informações

Objetivos

Ao final do programa, você terá uma visão clara sobre o potencial do Design de Serviço e a sua importância para construir serviços adequados às necessidades de seus clientes. Além disso, você terá conhecido os conceitos mais elementares do Design (de serviço), assim como suas principais fases, ferramentas e entregáveis, se tornando preparado para absorver a cultura de organizações onde a prática do design já está consolidada.

Metodologia

Vídeoaulas síncronas ("ao vivo"), dotadas de maior conteúdo expositivo intercalado a momentos de prática para a assimilação de ferramentas básicas (Design se aprende fazendo). As aulas são organizadas para estimular a troca de experiências entre os alunos, enriquecendo o debate acerca do Design e seu papel na atualidade, em especial em relação ao desenvolvimento de serviços amigáveis aos seus usuários. Além disso, alguns elementos de projetos desenvolvidos em nosso estúdio serão expostos e discutidos (sempre atentando aos limites trazidos por nossos compromissos de confidencialidade).

Público alvo

Esse curso é indicado para quem...

  • Tem pouca ou nenhuma familiaridade com o Design de Serviço

  • Quer entender o que nós pensamos na Livework sobre design de serviço e como trabalhamos

  • Quer avaliar se vale a pena investir em projetos de Design de Serviço em sua empresa

  • Está considerando iniciar uma carreira na área

Pré-requisitos

Não é necessário nenhum conhecimento prévio, sendo o curso voltado a todas as pessoas que buscam um primeiro contato com a abordagem do design aplicada a serviços.

Conteúdo programático
  • Análise do contexto social (em temas relacionados ao objeto do curso)

  • Inovação: uma breve reflexão

  • O trabalho criativo

  • A evolução da aplicação do Design nos negócios

  • Design Thinking

  • As lentes do design (Empatia, Colaboração e Experimentação)

  • A aplicação do Design na resolução de desafios contemporâneos

  • O Design como estratégia

  • Gerando valor a pessoas e organizações a partir do Design

  • Fases de implementação do design em organizações

  • Serviço: definição, evolução e história

  • Conceitos básicos do serviço

  • Elementos de um bom serviço

  • O design de serviço

  • Dimensões de um serviço

  • Introdução a ferramentas do design de serviço

  • Etapas de um projeto

  • Ferramentas básicas do design de serviço: estudos iniciais de um projeto

  • As diferentes estruturas para um projeto de design

  • O método Livework de fazer design

  • A importância do briefing

  • Cases


Observação: o programa previsto pode sofrer ajustes ou alterações. 

Dúvidas? Fale conosco

Ao clicar no botão ao lado, você aceita os Termos de Uso e as políticas de Privacidade e Cookies da EngagED.